Notícias: Hidrelétricas: o que esta fonte de energia representa para o Brasil?

10/05/2018 - 12h04 - SETA Engenharia
 

 
 

Atualmente, a matriz energética brasileira é representada em sua maioria pela fonte hidrelétrica e, devido ao potencial, este cenário está longe de mudar.

O Brasil é rico para a geração de energia renovável, seja hidrelétrica ou ainda solar e eólica. Todas estas emitem poucos poluentes para o ambiente, o que é essencial para pensar no futuro e na preservação do planeta. 

O país é o terceiro no ranking mundial de potencial hidrelétrico, sendo que ainda tem muito a crescer, o que aconteceu nos últimos anos foi uma diminuição devido a impedimentos de caráter socioambiental. 

No entanto, especialistas afirmam que tal fonte é renovável e, quando executada dentro das normas legais, é perfeitamente aceitável, já que se comparado a outras fontes, como a térmica, causam muito menos problemas. 

O que dizem especialistas sobre o investimento em hidrelétricas

A Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH) destaca que a sustentabilidade e a produção de energia são uma caminhada, por isso, é construída por muitos fatores, precisam de planejamento e avaliação de custos econômicos e ambientais para saber a viabilidade ou não. 

Neste sentido, tudo o que influencia a produção é levado em consideração, tanto que a posição atual de poluição brasileira, devido a geração de energia, é cinco vezes menor que a média mundial, destaca a ABRAPCH.

O Brasil tem muito a produzir, avançar e agregar para a produção de energia sustentável, e as hidrelétricas figuram entre uma das formas de suprir a demanda e preservar o meio ambiente. 

A geração de energia tem muito a impactar no desenvolvimento econômico do país, por isso é um investimento viável e que traz poucos impactos ambientais, principalmente quando comparamos a outras fontes de energia, que emitem CO2, causando poluição e, consequentemente, problemas para a saúde das pessoas em todo o mundo.

 
 
 
Notícias Relacionadas
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos