Notícias: Leilão A-4 deverá gerar disputa intensa no início do próximo mês

28/03/2018 - 17h28 - SETA Engenharia
 

Mais um leilão de energia está marcado para ocorrer no Brasil no dia 04 de abril de 2018, será o A-4, e já gera grandes expectativas, é o que acredita o presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Luiz Augusto Barroso.

 
 

O Ministério de Minas e Energia divulgou o edital para o leilão ainda em 2017, onde constam as diretrizes para a realização do leilão. Quem apresentava interesse em ser incluso no certame tinha até o dia 05 de janeiro de 2018 para se habilitar para o processo e encaminhar a documentação. 

Por se tratar de contratos a longo prazo, será uma forma de analisar vários processos e mecanismos que vem sendo executados pelo poder público em relação aos leilões.

Neste primeiro leilão, serão direcionados para empreendimentos de produção das seguintes categorias: eólico, solar fotovoltaico, termelétricos e biomassa, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras hidrelétricas. 

Além deste, mais um deve ocorrer até agosto, o A-6, mais energia para o Brasil vem por aí.

Importância dos leilões para o Brasil

Estes leilões de energia elétrica são necessários para manter a sustentabilidade do setor. Como vimos, eles são realizados por meio de processo licitatório pelo setor público, desta forma, já são definidos os prazos futuros para a concretização do tipo definido, que podem ser de novas usinas, linhas de transmissão, entre outras.

A produção é essencial para equilibrar a oferta e a demanda, desta forma, os leilões são indispensáveis para evitar que falte energia ou que seja necessário um racionamento.

 
 
 
Notícias Relacionadas
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos