Notícias: Brasil tem grande potencial energético a ser explorado

20/02/2018 - 12h47 - SETA Engenharia
 

Atualmente, a produção de energia elétrica por meio das usinas representa aproximadamente 90% da produção no Brasil. Mas, ainda há muito para ser explorado.

 
 

De acordo com especialistas do setor, o país tem capacidade para 120 empreendimentos de energia hidrelétrica de médio porte. Apesar de outras fontes de energia renováveis estarem em crescimento no país, a produção hidrelétrica deve continuar representando a maior parcela da energia gerada no Brasil, ao menos pelos próximos anos. 

Capacidade de produção brasileira

A capacidade desses empreendimentos que ainda poderiam ser instalados no país seria entre 200 e 1000 megawatts, considerados de médio porte. 

O Brasil tem um grande potencial energético no setor hidrelétrico e, segundo o governo, é o 5º maior do mundo e apresenta um papel importante na integração e desenvolvimento do país. 

Como o país tem 12% da água doce superficial do mundo, a instalação de mais 120 hidrelétricas soma-se ao fato de termos as condições de exploração a nosso favor. Portanto, o país ainda tem muito para crescer na produção de energia.

Junto com as outras fontes renováveis, a energia proveniente das águas busca suprir nossas necessidades de consumo e gerar energia com impacto menor ao meio ambiente, quando comparada a produção de energia por fontes não renováveis, como petróleo, carvão e combustíveis nucleares. 

 
 
 
Notícias Relacionadas
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos