Notícias: Capacidade instalada de aproveitamentos hidrelétricos é de 5,6 GW no Brasil

31/01/2018 - 17h24 - SETA Engenharia
 

Buscando contribuir para o desenvolvimento energético e social do país, vários empreendimentos estão sendo construídos no Brasil, desde pequenos até grandes instalações.

 
 

Os dados do setor energético divulgados em dezembro passado mostram que no Brasil há 1.054 usinas instaladas entre CGH, PCH e UHE (com capacidade menor que 50MW), o que resultou na capacidade instalada de 5,6 GW.

 

Para ajudar a entender as diferenças entre estes tipos de aproveitamentos hidrelétricos, reunimos as principais características de cada um deles.

 

Usinas Hidrelétricas – UHE

Estes empreendimentos lideram o ranking das fontes de energia do país, representando 66,1%, gerando 78.980 MW, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Estas usinas têm potência maior que 30MW.

 

Pequenas Centrais Hidrelétricas – PCHs

As Pequenas Centrais Hidrelétricas são definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) como os empreendimentos que possuem potência entre 5 e 30 megawatts com reservatórios de menos de 13 km².

 

No entanto, apesar de serem consideradas de pequeno porte, elas são significativas no cenário nacional, representando 3,5% do sistema interligado do Brasil.

 

Centrais Geradoras Hidrelétricas – CGHs

A Aneel as classifica como empreendimentos de até 5MW de potência. Atualmente, no Brasil são 554 unidades, representando 0,2% da matriz energética do país.

 

Apesar dos dois últimos tipos de aproveitamentos hidrelétricos parecerem representar pouco diante do cenário energético brasileiro, a importância destes empreendimentos é muito significativa, pois são avanços na utilização de recursos renováveis.

A sustentabilidade precisa ser preocupação recorrente ao passo que o crescimento populacional e, consequentemente, do consumo energético também avançam, e isso está sendo possível observar com a universalização da produção de energia por meio de recursos renováveis.

 
 
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos