Notícias: SETA desenvolve Programa de Educação Ambiental em escola de Monte Alegre dos Campos - RS

06/10/2015 - 20h12 - SETA
 

Ação veio através do PESA - Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, que busca promover aos participantes o despertar de uma nova consciência ambiental.

 
 

Mais uma vez a SETA Engenharia S.A. se mostra preocupada e engajada com atividades socioambientais. Desta vez, a ação veio através do PESA - Programa de Educação e Sensibilização Ambiental, que busca promover aos participantes o despertar de uma nova consciência ambiental. 

Por meio do Programa, a Escola Municipal Duarte da Costa, localizada na zona rural do Município de Monte Alegre dos Campos/RS, receberá mensalmente Oficinas Criativas Ecológicas. O educandário atende um total de 18 crianças, de 1ª a 4ª série do ensino fundamental.

Foram realizados dois encontros, sendo um no dia 14 e outro no dia 15 de setembro. A professora Elisandra Manozzo Costa e a professora e diretora Geneci Maria Romanini Motta foram colaboradoras fundamentais no desenvolvimento do trabalho junto aos estudantes.

No primeiro dia de Oficina foi realizada a confecção de uma composteira para o tratamento dos resíduos orgânicos da escola. Os alunos serão responsáveis por todos os cuidados para que ocorra o processo de transformação de resíduos em adubo, que, mais adiante, será utilizado na horta escolar.

No segundo encontro foi desenvolvida a Oficina Criativa Ecológica “Verde Perto”, que teve como objetivo estimular a percepção da biodiversidade local, relacionando-a com as características culturais da região e promovendo ainda a visão global da escola.

A “Verde Perto” utilizou de diversos elementos, como dança, música, apresentações audiovisuais, caminhada, observações sensoriais, arte em Mandalas, teatro e contação de histórias para educar e sensibilizar os participantes sobre a biodiversidade local e suas inúmeras correlações sociais. O produto final desta Oficina foram as “Mandalas da Biodiversidade de Monte Alegre dos Campos”.

Após todo o processo desenvolvido na Oficina Criativa Ecológica “Verde Perto”, ficou evidente para os envolvidos a importância de entender, cuidar e respeitar a sua biodiversidade local, expandindo esse conhecimento por todos os ambientes com os quais eles interagirem.

 
 
 
Notícias Relacionadas
 
 

Ouvidoria SETA


0800 649 3425 *Este canal não se destina ao recebimento de currículos