Notícias: A importância da Segurança do trabalho em empresas

16/05/2018 - 18h12 - SETA Engenharia

A segurança do trabalho é a parte da engenharia responsável por reconhecer, avaliar e controlar as condições perigosas e os fatores humanos no ambiente de trabalho, a fim de evitar acidentes. O objetivo da segurança do trabalho é atenuar os riscos, usando recursos tecnológicos disponíveis, treinamentos, a busca da conscientização dos trabalhadores em relação às condições perigosas e seus riscos associados, levando também em conta as variáveis humanas.

As primeiras iniciativas para a prevenção de acidentes remontam ao início do século passado, com início da edição das primeiras leis de segurança do trabalho. No Brasil, após a Revolução de 1930, aumentaram-se as reivindicações trabalhistas, iniciando-se a criação de uma legislação nacional. Atualmente, cada vez mais as empresas vão além dos requisitos legais, buscando alternativas para de fato manterem um ambiente de trabalho seguro a seus colaboradores, subcontratados e comunidade.

Dentro desse contexto de segurança e saúde no trabalho, um dos maiores desafios das organizações como um todo é manter sua competitividade, assegurando um meio ambiente saudável e seguro e condições de trabalho que não ameacem a vida dos funcionários nem sua integridade física. Para permanecerem competitivas em um mercado acirrado e cada vez mais exigente, as empresas deverão, portanto, desenvolver e manter processos novos e melhores, visando evitar acidentes, buscando a melhoria contínua e atendendo, no mínimo, a legislação vigente.

Como a SETA faz prevenção?

Vamos além do atendimento aos requisitos legais, atuando com um moderno sistema de gestão de saúde e segurança do trabalho, o qual integra nosso Sistema Integrado de Gestão, este denominado internamente de Sistema SETA de Sustentabilidade.

Nossa gestão em saúde e segurança do trabalho esta focada nas atividades com potencial de alto risco, ou seja, atividades que por sua natureza apresentam riscos de incidentes graves e que precisam de medidas de controle efetivas. Nossas premissas básicas de atuação em saúde e segurança estão baseadas em:

Segurança como um valor;
Liderança comprometida e efetiva;
Cuidado mútuo entre os colaboradores;
Riscos gerenciados e controlados;
Processos padronizados;
Incidentes comunicados e investigados.

Acreditamos que estas premissas básicas são pilares essenciais para alcançarmos o sucesso na prevenção de incidentes, proporcionando um ambiente sustentável de atuação.

O resultado de todos estes esforços representou uma redução de 50% na frequência de acidentes em 2017. Nos preocupamos com a segurança dos colaboradores, pois são eles que garantem e reafirmam a qualidade e excelência dos serviços prestados em todo o Brasil pela SETA Engenharia.